Visita nuestras páginas CMMAS.org VS13
x
+
SONIC IDEAS | EXTRAS | CMMAS | CONTACTO | LOGIN
Vol10 No.19 INICIO
HOME
Vol 10 No. 19
Login
email:
Password
Olvidaste tu password? / Forgot your password?
No tienes cuenta? / You do not have an account? Registrate! / Register!


Cupon
codigo:

Memorias de Proyectos

Reflexões sobre epistemologias, tecnologias e processos criativos a partir de Impermanente movimento (2015)
Por/By: Isabel Porto Nogueira y Luciano de Souza Zanatta
Este texto apresenta reflexões sobre o processo de criação sonora do trabalho Impermanente movimento, considerando sua horizontalidade com relação à performance e à gravação, formando loops de sentido. Explora as relações da criação sonora com as epistemologias feministas, considerando a ideia de conhecimento situado, mas expandindo-a para entender um lugar de fala também como um lugar de escuta. Ao mesmo tempo, consideramos as escolhas de escrita também como escolhas criativas, e o texto traz considerações teóricas aliadas às reflexões elaboradas durante o processo criativo e escritas livres, cotidianas ou líricas. Assim, buscamos refletir sobre os entrelaçamentos de um processo criativo no âmbito da pesquisa artística. ... leer/read

Residencia Turriatology 2014-2016. Curaduría y Educación Artística
Por/By: Catalina Barrantes
Esta memoria recopila las experiencias desarrolladas dentro del espacio curatorial y educativo, facilitado por el espacio DEBATES SONOROS-UCR, de la Sede del Atlántico (Recinto Turrialba) de la Universidad de Costa Rica, y la Residencia artística “Turriatology”1. El texto es articulado por las siguientes preguntas: ¿Qué es DEBATES SONOROS-UCR? ¿Quiénes lo conforman? ¿Cuáles han sido sus acciones dentro y fuera de la comunidad de Turrialba? ... leer/read

Evaluación de los efectos en plantas de frijol (Phaseolus vulgaris) en cultivo in-vitro ante la exposición controlada a distintas frecuencias vibratorias mediante sonido
Por/By: Alejandro Sánchez Núñez
La agricultura como parte primordial de la sociedad, ha cursado por distintos paradigmas y etapas, desde la agricultura primitiva, pasando por la revolución verde y hasta la agricultura altamente tecnificada. Siendo siempre la búsqueda de nuevas tecnologías, metodologías y técnicas, uno de los horizontes de los investigadores en el campo.En la producción de alimentos actual, estas nuevas tecnologías tratan de incorporar esquemas de pensamiento nuevos, anexando ciencias y conocimientos varios en la búsqueda de mayor eficiencia, mejores productividades, mejor calidad de producto, más herramientas para combatir plagas, entre otros. Una de estas áreas en desarrollo es la Física Agrícola o Agrofísica, la cual trata de combinar tanto la agricultura como la física mediante la incorporación de conocimientos en termodinámica, electromagnetismo, acústica, óptica, mecánica, física nuclear, entre otras ciencias (Zhang y Sanling, 2012). ... leer/read

SoundSphere: O design participativo como estratégia para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis em música ubíqua
Por/By: Vanessa da Silva Pereira, Simone Lima da Silva, Willian Ramon Barbosa Bessa, Tereza Raquel de Alcânt
Os avanços recentes na pesquisa dos processos criativos abrangem tanto novos enfoques das práticas artísticas quanto a conceituação e o estudo de novas manifestações da criatividade humana. No campo da música, vemos por um lado uma crescente demanda de treinamento e de conhecimentos especializados decorrentes de práticas que se restringem ao uso de instrumentos acústicos, e por outro lado observamos o surgimento de diversas iniciativas com bom potencial para a ocupação de espaços tradicionalmente excluídos do fazer artístico-musical. Neste último contexto, emergem questões que previamente tinham ficado relegadas a um segundo plano da pesquisa artística: como viabilizar a participação da audiência nos processos criativos?, como incrementar e diversificar a utilização de recursos nas práticas criativas?, como garantir a sustentabilidade dessas práticas a médio e longo prazo? O presente trabalho propõe um enfoque empírico, envolvendo a participação de músicos e de leigos, com o intuito de implementar e avaliar um conjunto de procedimentos de apoio ao fazer criativo - agrupados sob o denominador comum de metáforas de suporte para a criatividade. Essa proposta é resultado de uma década de desenvolvimento em pesquisa - abrangendo o estudo de atividades criativas, a implementação de técnicas específicas de aferição da criatividade, e o planejamento e design1 de infraestrutura tecnológica para dar suporte a manifestações criativas fora dos espaços tradicionais do fazer musical. Esse campo de pesquisa adota a denominação de música ubíqua (Keller et al., 2014).  ... leer/read